O HD (ou disco rígido) é um dispositivo utilizado para armazenamento de dados, ou seja, nele, o sistema operacional está instalado, programas, arquivos importantes, fotos, músicas, documentos, etc. Sua importância é grandiosa, mas ele é um dispositivo que precisa ser monitorado constantemente, e em algum momento ele pode sim, começar a dar sinais de que sua vida útil pode estar chegando próxima, e uma hora ele simplesmente pode "morrer"
Nem sempre ele dá sinais evidentes, ou se dá, muitas das vezes não paramos para dar atenção, pois enquanto o computador ou notebook estiver funcionando, a gente vai "empurrando com a barriga", mas se ficarmos atentos aos sinais que o HD vai transmitindo, podemos realmente nos antecipar e evitar tragédias, como a perda de dados.
Geralmente lentidão no sistema, em acessar alguns arquivos, ou determinados arquivos estarem corrompidos e não abrirem, isso já pode denunciar que o HD está com sua saúde debilitada
Ruídos estranhos podem ser originários do HD, e deve ser investigado por uma assistência técnica.
Os HDs convencionais, seja de notebooks ou desktops, possuem partes mecânicas, como agulhas de leitura, discos internos, motor que faz os discos girarem, além de partes eletrônicas como a placa lógica que controla a alimentação e todo o processo das partes mecânicas. Esse conjunto ao passar dos anos, podem dar defeito, por impactos, transporte dos equipamentos, desgaste eletrônico e mecânico, fadiga do dispositivo, enfim, eles não "marcam hora" para dar defeitos, simplesmente dão sinais de mau funcionamento e param subitamente.
Então, sinais como travamentos "do nada", falha em acessar dados, arquivos que estavam bons e se corromperam "do nada", é seu HD dando uma mensagem pra você, que ele não está bem e precisa ser "aposentado".
Nosso conselho é, salve seus dados o mais rápido possível para evitar ser pego de surpresa.
Salve dados em um HD externo, pendrive, nuvem (google drive, onedrive, terabox, ou qualquer outro local de nuvem), e evite surpresa.
Salvou seus dados? Corre para uma assistência de confiança, e peça um diagnóstico do seu HD.
Aproveite, para também verificar a possibilidade da necessidade de uma limpeza interna preventiva no sistema de refrigeração do seu equipamento, que possivelmente já esteja sendo necessária.
E um conselho, invés de colocar outro HD convencional, estude a possibilidade de colocar um SSD, que é uma espécie de "HD eletrônico sem partes mecânicas", ele além de ser mais rápido é mais confiável.
Comments